As neoplasias mamárias constituem aproximadamente 50% dos tumores diagnosticados em cadelas, sendo que metade deles são tumores malignos. Os hormônios sexuais femininos, principalmente o estrógeno, desempenham papel fundamental no desenvolvimento dos tumores de mama nas cadelas. Em estudos realizados, receptores de estrógeno e de progesterona têm sido identificados em tecidos mamários neoplásicos.

A castração precoce, realizada entre o 5º e 6º mês de vida, é o procedimento mais indicado para a PREVENÇÃO das neoplasias em cadelas. Quando castradas antes do primeiro cio, a incidência do desenvolvimento do tumor de mama cai para 0.5%. Já quando o pet é castrado após o primeiro cio, o risco aumenta significativamente para 8% e após o segundo cio para 26%.

A prevenção das neoplasias mamárias com a castração precoce muitas vezes parece ser um procedimento invasivo por ser cirúrgico (apesar de simples e corriqueiro), porém os benefícios para o paciente e financeiros são maiores do que o tratamento cirúrgico dos tumores de mama e da quimioterapia.